quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Imponderabilidade

Para efectuar experiências em gravidade zero, a ESA tem um programa de "voos parabólicos" realizados com um avião Airbus: o Zero - G. No link abaixo podem ver um vídeo desses voos do Airbus que permitem criar condições de microgravidade durante 30 segundos.

http://www.gozerog.com/index.cfm?fuseaction=Experience.How_it_Works

Entretanto fica o vídeo promocional da empresa - Zero Gravity Corporacion - que também leva passageiros privados mediante a compra de uma passagem.
Fiquem bem.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Experiência de Cavendish

No final do século XVIII, o inglês Henry Cavendish confirmou experimentalmente a Lei da Gravitação Universal e determinou o valor da constante de gravitação universal, G, prevista por Newton.
Fiquem bem.

Lei de Newton da Gravitação Universal

Quando Newton determinou o valor da aceleração da Lua apercebeu-se que esta era muito inferior ao valor da aceleração da gravidade junto à superfície terrestre, já conhecido na época. Esta diferença de entre os valores das acelerações levou Newton a pensar que a aceleração, e portanto a força que a Terra exercia sobre os objectos, dependia da distância a esses objectos, estivessem eles junto ou longe da Terra. Procurou então relacionar as forças exercidas pelo Sol sobre os planetas com os raios das respectivas órbitas, que considerou circulares. Partindo da 2ª Lei de Newton e recorrendo à 3ª Lei de Kepler chegou àquela que hoje denominamos por Lei da Atração Universal, para alguns a melhor ideia de sempre.
Fiquem bem.

Cosmos

A série "Cosmos", baseada no livro de Carl Sagan e apresentada pelo autor, faz (ou deve fazer) parte da cultura científica de todos aqueles que gostam de Física e Astronomia ou Astrofísica. Na internet encontram-se todos os episódios legendados em português e eu recomendo que vão vendo, na medida da vossa disponibilidade e interesse. O primeiro episódio podem vê-lo já. Basta usar o rato e clicar abaixo.

Diretamente relacionado com a matéria que estamos a dar neste momento é o episódio 6: "Histórias de Viajantes".

Fiquem bem.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A Aerodinâmica de um vôo

 Mais dois filmes relacionados com a matéria que considero interessantes para todos mas particularmente para o João Luís.
Filme 1:
Filme 2:
Fiquem bem.

Aplicações da Equação de Bernoulli

Deixo-vos um filme sobre algumas das aplicações da equação de Bernoulli que falamos na aula.

Fiquem bem.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Testes Intermédios

Deixo-vos o cronograma da aplicação dos testes intermédios para o 12º ano de escolaridade. Relembro que os mesmos se realizarão sempre no 2º bloco da manhã (10h00). 
Data
Disciplina
27 de fevereiro
PORT
13 de março
MAT A
24 de maio
MAT A
Fiquem bem.