quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nanotubos de carbono actuam como capas de invisibilidade


Vários estudos sobre nanotubos de carbono demonstraram já as suas propriedades únicas como a capacidade de absorção da luz. Foi aplicando esta característica que um grupo de cientistas da Universidade do Michigan conseguiu camuflar um objecto tridimensional.
Saibam mais aqui.
Fiquem bem.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fumo Branco

O professor de Inglês, muito gentilmente, cedeu-me a aula dele para poder "dar" teste. O retorno dessa aula será feito quando o professor Joaquim necessitar e provavelmente já no segundo período.
Fiquem bem.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Teste 2

Devido à greve geral, hoje não foi possível esclarecer potenciais dúvidas, na aula conjunta, e os alunos do segundo turno ficaram com uma aula de exercícios a menos. Como entendo que todos devem realizar o teste em igualdade de circunstâncias, depois de conversar com alguns dos membros da turma, resolvi adiá-lo para dia 2 de Dezembro (sexta feira). Nesse dia não temos aula de modo que para concretizar esta opção dependo da boa vontade do professor de Inglês, que até ao momento ainda não consegui contactar. Certeza... apenas que o segundo teste já não se realiza na próxima segunda feira.
Entretanto, como amanhã todos têm um furo a meio da manhã, vou aproveitar essa janela para substituir a primeira aula de hoje. Assim, todos devem estar preparados para amanhã terem aula de Física.
As aulas da próxima semana também sofrerão ajuste devido à Festa do Pinheiro e ao feriado. No entanto teremos oportunidade de falar pessoalmente sobre isso na sala de aula.
Fiquem bem.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

RoboParty 2012

A Universidade do Minho e a SAR-Soluções de Automação e Robótica organizam a quinta edição da RoboParty®. Trata-se de um evento de 3 dias (é para levar saco cama), onde aprendem a construir o vosso próprio robô com supervisão especializada, de  forma simples e divertida. Para além da formação básica (Electrónica, Programação e Mecânica) tem muitas actividades desportivas. No final do evento o robô é vosso. 
O evento decorre no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães, nos dias 23 a 25 de Fevereiro de 2012. Para mais informação vê o site em: www.roboparty.org.
Fiquem bem.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Afónica

É o meu estado após dias de constipação mal tratada. Afectou brônquios e cordas vocais.
Moral da história... hoje e amanhã não há aulas.
Fiquem bem.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Motor a vapor feito em vidro

Gostaria de partilhar convosco um filme que existe no youtube onde se pode ver um motor a vapor a funcionar. Este motor tem a particularidade de ser feito em vidro.
Fiquem bem!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Para lerem o primeiro artigo escrito pelo Sr. Isaac Newton usem o link abaixo. Para consultarem outras obras de igual importância histórica consultem o site da Royal Society em http://royalsocietypublishing.org/search.
Fiquem bem.

http://rstl.royalsocietypublishing.org/content/6/69-80/3075.full.pdf+html?sid=0d477dd8-8dec-4ac3-8187-b6df96d4d670

Comunidade de Física e Química da Esc. Secundária Francisco de Holanda

O professor Ricardo Garrido criou uma página no facebook dedicada, como o título da página sugere, à comunidade de Física e Química da nossa escola. Cliquem no link abaixo e façam um "gosto".
Fiquem bem.

https://www.facebook.com/pages/Comunidade-de-F%C3%ADsica-e-Qu%C3%ADmica-A-Escola-Sec-Francisco-de-Holanda/312405648774119