quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Semana Europeia de Robótica

A Universidade do Minho e a empresa SAR - Soluções de Automação e Robótica, Lda estão a organizar uma exposição de robôs no Museu Martins Sarmento, em Guimarães, inserido no programa da "Semana Europeia da Robótica" e estão a convidar os proprietários de robôs que os queiram expôr a participar.
Se possuirem um robô e estiverem interessados em participar devem elaborar uma candidatura.
As candidaturas serão analisadas e os robôs escolhidos serão expostos durante o evento.
Ao efetuar uma candidatura, estarás a aceitar a disponibilização dos dados do teu robô (texto, fotos e vídeo)  para divulgação futura na Internet.
Datas a observar:
- 31 de Outubro - Prazo para envio das descrições em Pt (https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=48ffeed6af&view=att&th=1333fbb0912e5529&attid=0.1&disp=safe&zw) e En (https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=48ffeed6af&view=att&th=1333fbb0912e5529&attid=0.2&disp=safe&zw), tal como os exemplos dos links.
- 11 de Novembro - Prazo para envio de vídeo de boa qualidade (máx. 5 min.) que mostre o robô, se possível em funcionamento. Este vídeo será apresentado nos ecrãs junto ao robô durante a exposição e divulgado na Internet.
- 18 de Novembro - Prazo limite para envio de robô a ser exibido na exposição (a entregar na SAR)
- 25 de Novembro - Decisão sobre a aceitação das propostas
Notas importantes:
- Os robôs ficam cativos desde a data de entrega até ao final da exposição.
- As propostas recebidas serão avaliadas pela organização.
Obrigatório:
- Enviar em formato docx, dois documentos por robô (Português e Inglês)
- Enviar vídeo com boa qualidade, de preferência em ficheiro AVI e formato 16:9 PAL
- Entregar robô para exposição dentro do prazo limite
- Disponibilizar uma pessoa para estar presente pelo menos um dia da exposição (para fazer demonstrações, por exemplo).
A candidatura deverá ser enviada para: roboparty@sarobotica.pt

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jornadas da Física 2011

Na próxima sexta feira vamos a Braga, ao Edifício dos Congregados, para assistir a parte das Jornadas de Física 2011 que este ano são subordinadas ao tema "Graphene and other bi-dimensional materials"Para efeitos de avaliação das aprendizagens realizadas, posteriormente, deverão elaborar um relatório original que terá de:
  1. Ser feito em grupo;
  2. Incluir cabeçalho (Física, identificação da turma) e rodapé (paginação);
  3. Apresentar centrado na página e em linhas consecutivas o título, identificação dos autores (primeiro e último nome, por ordem alfabética) e nome da escola;
  4. Apresentar um corpo de texto (justificado) onde relatem por palavras vossas a atividade;
  5. Apresentar bibliografia; 
  6. Ser datado (data da entrega) e rubricado por todos os membros do grupo;
  7. Ter no máximo duas páginas;
  8. Conter imagens/fotos devidamente legendadas;
  9. Ser enriquecido com observações feitas na atividade;
  10. Ser escrito em letra 12, espaçamento 1,5, letra Times New Roman e conter margens de 2,5 cm.
As imagens poderão ser recolhidas com o vosso telemóvel (fotos, pequenos filmes) depois de pedir autorização aos professores/investigadores responsáveis e deverão ser genéricas, e/ou focar apenas pormenores  (por exemplo as mãos do colega quando tenta "fabricar" grafeno). Se quiserem incluir fotos onde sejam visíveis caras, certifiquem-se que a pessoa fotografada sabe que a foto poderá ser usada num trabalho escolar e divulgada no blogue da disciplina. Por essa razão, certifiquem-se que sabem escrever o nome da pessoa para posterior inclusão na legenda da imagem.
Sempre que tenham dúvidas, perguntem e registem para mais tarde terem dados para enriquecer o vosso relatório. Essencialmente aproveitem a experiência de participar pela primeira vez num encontro científico.
A data de entrega do relatório será combinada entre nós na aula e será posterior à data de realização do teste.
Fiquem bem.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Robótica

Gostam? 
No âmbito de Guimarães 2012 podem meter as mãos na massa. Para saber mais sigam o link abaixo.
Fiquem bem.

A resolução de exercícios de Física

Sugestões a ter em conta quando se realiza um exercício de Física:
1. Sublinhar as palavras do enunciado do problema que ajudem a identificar de que problema se trata e quais os dados importantes;
2. Antes de se tentar resolver um problema, deve-se esquematizá-lo com "bonecos", gráficos, relações entre palavras utilizando setas, etc.;
3. Utilizar o esquema para ter uma visão do conjunto do problema;
4. Verificar se o problema é semelhante a problemas que já se conhece;
5. Não ter uma preocupação excessiva com as "fórmulas" que permitem "resolver" o problema; pensar nas "fórmulas" só depois de ter uma visão global do problema;
6. Antes de resolver o problema, fazer uma ou várias estimativas do resultado;
7. Se o problema for complexo, acrescentar no esquema fases necessárias para o resolver;
8. Se possível, utilizar mais de um caminho para resolver ou analisar o problema;
9. Confrontar os resultados com os dados e as estimativas e verificar se "fazem sentido".

(in  "Lieracia e numeracia fundamentais para aprender Física";    Teodoro,   V.)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Movimento Circular

Sobre o movimento circular existem muitos filmes, quase todos de origem brasileira, no youtube. Eu escolhi dois episódios da mesma "lição" para colocar aqui. O primeiro episódio
e o segundo.
Ainda não encontrei nada que permita visualizar os vetores velocidade angular e aceleração angular. Fica o desafio, se algum de vocês encontrar um vídeo e/ou aplicação interessante faça o favor de partilhar aqui.
Fiquem bem.

domingo, 2 de outubro de 2011

Neutrinos ultrapassam a velocidade da luz

Este título, chamativo como devem ser todos para nos fazerem querer ler a notícia, é do site CiênciaHoje e conta-nos que físicos da Organização Europeia para a Física de Partículas (CERN) mediram neutrinos a uma velocidade que ultrapassa ligeiramente a velocidade da luz.
No mesmo dia, o mesmo site publicou outra notícia com um título ainda mais sugestivo, "Abertas as portas para viajar no tempo?", onde exploram uma das potenciais consequências de tal descoberta. Para isso recorrem às explicações do físico Gaspar Barreira que é investigador português no CERN.
Como estudaremos no terceiro período, segundo Einstein e a sua teoria da relatividade nada no universo se pode mover a uma velocidade superior à da luz. A ser verdade, esta notícia será o principio de uma revolução na Física e a possibilidade de vajar no tempo não será, seguramente, uma prioridade mas algo que por hipótese poderá a vir a acontecer.
No dia 22 de Setembro, o Professor Carlos Fiolhais escreveu a sua interpretação desta notícia no blogue "De Rerum Natura" e no dia 28 (também de Setembro) o site Ciência hoje publicou a opinião do físico João Magueijo.
Para alguém que gosta de Física tudo isto é emocionante mas para uma professora estes acontecimentos são também oportunidades de trabalhar com os alunos questões que se prendem com a natureza da ciência e do trabalho científico.
Vamos ter uma aula gira.
Fiquem bem.