sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ciência Hoje

Mais notícias científicas para estarem a par do que se vai  fazendo e descobrindo pelo mundo fora. Hoje: "Hubble descobre galáxia mais distante conhecida até agora" e "Futebol robótico inspira futebol inteligente".
Entretanto... as celebrações do Ano Internacional da Química já começaram. Como sabem, a nossa escola aderiu a estas festividades promovendo um programa especial de actividades. A primeira sessão é já amanhã. Assim, se amanhã passarem pela Praça da Oliveira durante o período da manhã, não deixem de espreitar o Museu Alberto Sampaio para assistir. A família é bem vinda e há actividades especiais para os irmãos, primos e sobrinhos mais novos.
Fiquem bem.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Prensa Hidráulica

O Princípio de Pascal diz-nos que "qualquer pressão exterior exercida num fluído contido num recipiente transmite-se integralmente, em todas as direcções, a todas as partes do fluído e às paredes do recipiente". Uma das suas inúmeras aplicações é a prensa hidraúlica cujo funcionamento podem ver aqui.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Masterclasses Internacionais em Física de Partículas 2011

As masterclasses em Física de Partículas é uma actividade organizada pelo LIP e pelos Institutos participantes, dirigida a alunos dos 10º ao 12º anos de escolas secundárias, que pretende dar a conhecer a área de Física de Partículas e os Institutos e Universidades onde se realiza. É uma actividade parcialmente apoiada pela Agência Ciência Viva.
É uma actividade realizada a nível europeu e internacional - http://www.physicsmasterclasses.org/ - no âmbito do IPPOG - International Particle Physics Outreach Group (http://eppog.web.cern.ch/EPPOG ), e neste ano de 2011 irá ocorrer de 4 a 26 de Março.
Durante estes 20 dias (exclui Domingos), aproximadamente 6000 estudantes vão aos Institutos e Universidades "Ser Cientista por um dia...Com as Mãos nas Partículas!", num total de 115 locais em 20 países europeus e ainda nos Estados Unidos, África do Sul, Brasil e Israel. O intenso programa permite dar a conhecer aos jovens o ciclo típico da actividade de um cientista: aprendizagem, experimentação, discussão e apresentação de resultados (e no final, auto-avaliação). A aprendizagem ocorre de manhã, com palestras de actualização sobre a Física de Partículas e o Universo; segue-se o almoço coloquial com os cientistas presentes, nas instalações dos Institutos e Universidades; a experimentação tem lugar em salas de computadores disponibilizadas pelos Institutos e Universidades, e consiste em cada par de participantes (alunos e/ou professores de escolas secundárias) analisar e extrair medidas de dados recolhidos no LHC no CERN (usando uma aplicação didáctica em Java); nesta fase tem também lugar uma grande interacção com
os cientistas que monitoram a actividade e discutem-se localmente os  resultados; finalmente, na última fase, inicia-se em video-conferência a discussão dos resultados e uma sessão de perguntas e respostas, sendo moderada por um cientista localizado no CERN. Na video-conferência, os participantes têm uma percepção da realidade internacional da Ciência de hoje, e em particular, da Física de Partículas.
Em Portugal, que participou no lançamento a nível europeu desta actividade em 2005 - o Ano Internacional da Física, esta actividade ir-se-á realizar em 2011 em 10 locais distribuídos por Portugal continental, um dos quais a Universidade do Minho. Cada professor pode inscrever entre 4 a 6 alunos. Se algum de vocês está interessado, faça o favor de dizer para eu proceder à inscrição. Essa inscrição não é definitiva e fica sujeita a confirmação e terá de ser feita até 11 de Março.
Fiquem bem.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lei Fundamental da Hidrostática

A Lei Fundamental da Hidrostática diz-nos que "a diferença de pressão entre dois pontos, no interior de um líquido homogéneo e em equilíbrio, depende da densidade do líquido e é directamente proporcional à diferença de nível entre dois pontos".


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Hidrostática: densidade e pressão

Actualmente estamos a estudar as propriedades de sistemas constituídos por muitas partículas que oferecem pouca resistência a forças de deformação- os fluídos - nomeadamente as suas condições de equilíbrio.
 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cátedra de Nanotecnologias e Tsunamis

A Universidade da Madeira vai ter uma nova Cátedra de Nanotecnologias titulada por Xiangyang Shi,  doutorado pela Academia de Ciências da China desde 1998. Antes de ser professor de Nomeação Especial na Universidade de Donghua, na China, Xiangyang Shi trabalhou no Instituto Max Planck (Alemanha) e na Universidade de Michigan  (EUA). A sua vasta experiência na área das Nanotecnologias está patente em mais de 90 publicações, 1400 citações e 12 patentes. O seu trabalho de investigação envolve a caracterização, síntese e auto-montagem de polímetros, dendrímeros e nanocompósitos híbridos orgânicos e inorgânicos para aplicações biomédicas, ambientais e materiais. É  membro da Sociedade Americana de Química e Sigma Xi e também revisor de várias revistas científicas. 
Na Universidade do Minho, no dia 26 de Janeiro, pelas 14h 30min, no anfiteatro da Escola de Ciências, Maria Ana Baptista, doutorada pela Universidade de Lisboa em Física na especialidade de Geofísica e actualmente Professora Coordenadora do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, palestra sobre TSUNAMIS – DO FUNDO DO OCEANO À COSTA. A palestrante desenvolve a sua actividade de investigação no Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa sendo investigadora principal do grupo “Coastal Hazards and Warning Systems”. É autora de vários artigos em jornais do Scientific Index tendo participado em projectos de investigação dedicados à problemática dos tsunamis desde 1989. Depois da ocorrência do tsunami de Sumatra, tem dedicado grande parte do seu trabalho à instalação do sistema de alerta precoce de tsunamis: NEAMTWS (North East Atlantic, Mediterranean and connected seas tsunami warning system (NEAMTWS), sendo vice–presidente do grupo de coordenação intergovernamental da COI – UNESCO desde 2007 (www.ioc-tsunami.org/neamtws).

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Programa que utiliza as leis da física

Encontrei um programa que utiliza as leis da física. Dá para brincar um bocado. :)
Chama-se Phun e foi desenvolvido por estudantes de Universidade.
O site oficial é: http://www.phunland.com/wiki/Home
Deixo aqui um vídeo de como funciona:

Fluído Não-newtoniano

Sabiam que maizena diluída em água forma um fluído não-newtoniano, ou seja, uma substância que apresenta um comportamento de sólido e de líquido ao mesmo tempo. A viscosidade do fluído altera-se quando uma força lhe é aplicada. Por outras palavras, quando comprimido, o líquido oferece resistência, solidificando-se. Na ausência de pressão, volta ao estado líquido.
Observem esta "Piscina de Maizena". Reparem que as pessoas andam, correm e pulam sobre o líquido, mas quando páram afundam.
Eu vou levar algum deste fluído para a aula mas se quiserem "cozinhar" em casa deixo-vos a receita: para cada chávena de farinha maizena acrescentem uma chávena e meia de água, misturem lentamente e muito bem... et voilá.
Boas brincadeiras.

domingo, 16 de janeiro de 2011

sábado, 15 de janeiro de 2011

Physics of the Impossible

Aos domingos (ainda não sei o horário), no Science Chanel da Discovery podem ver o programa semanal "Física do Impossível" (tradução minha) apresentado pelo Dr. Michio Kaku, professor no City College of New York, especialista na Teoria das Cordas.
É um programa interessante e esclarecedor que vale a pena ver.
Fiquem bem.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Informação Complementar

Na sala de aula e a propósito dos conteúdos que temos vindo a estudar falamos do Pêndulo de Newton, da Física envolvida num jogo de bilhar, etc. Ficam aqui mais alguns filmes elustrativos. Os primeiro e segundo filmes são relativos ao pêndulo, sendo que o primeiro é a versão portuguesa de um vídeo conhecido no youtube; os terceiro e quarto dizem respeito ao jogo de bilhar; e, finalmente, o último mostra a queda de peças de dominó (exemplo sugerido pelo Diogo, da 12 CT8, também conhecido nas aulas de Física por Bruno).
Fiquem bem.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Momento Linear

Sobre o Momento Linear ou Quantidade de Movimento seleccionei dois filmes. O primeiro, de origem brasileira, faz a síntese da matéria em dez minutos. Como há algumas discrepâncias entre a terminologia usada no Brasil e cá, resolvi colocar o segundo.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Centro de massa

Como sabem, no youtube, encontram-se vídeos engraçados sobre a matéria que temos andado a estudar. Aqui fica mais um do projecto "matmania". Este é relativo ao centro de massa.



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Detector gigante de neutrinos no Pólo Sul já está concluído

Leiam esta notícia. Na terceira unidade do programa - Física Moderna - iremos falar de neutrinos e de outras partículas. Entretanto, para quem não vê as notícias na televisão, saibam que alguns utilizadores de ‘downloads’ ilegais, do nosso país, estão a ser denunciados às entidades competentes e conheçam um verdadeiro "romance policial" que cabe à ciência resolver. Porque sei que o Zé (12 CT7) tem bastante interesse neste assunto, saibam um pouco mais sobre a física e matemática dos filmes de animação.
Fiquem bem.