terça-feira, 30 de novembro de 2010

MIT TechTV

O MIT TechTV é o espaço aberto de partilha de vídeos da comunidade do MIT - Massachusetts Institute of Technology. Os membros dessa comunidade podem realizar o upload de vídeos que qualquer pessoa, depois, pode ver.
Em http://www.youtube.com/user/mittechtv#p/c/860B6886A47E5490/14/P-Umre5Np_0  podem assistir uma demontração interessante: partindo do movimento oscilatório de uma mola presa a uma lata de tinta obtém-se a representação gráfica do movimento harmónico simples.
Em http://www.youtube.com/user/mittechtv#p/c/860B6886A47E5490/19/4ovhEkSIqV0  podem ver uma Máquina de Atwood em funcionamento. Reparem nas massas utilizadas para a realização da actividade que se quer livre de atrito. Como exercício relacionem este facto com os dados que obtiveram na actividade que vocês realizaram.
Bom trabalho.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"O Mistério da Estrela Pulsante"

Não. Não é o novo livro que eu ando a ler.
É mais uma notícia que nos chega da comunidade científica, cortesia do site Ciência Hoje: últimas notícias.

Ainda sobre a Lei de Hooke, molas elásticas e outros conteúdos

Como complemento lectivo, e conforme prometido anteriormente, ficam aqui mais alguns filmes esclarecedores sobre a matéria que andamos a estudar.
Em http://www.youtube.com/watch?v=9hSDX5NIqrU&feature=related encontram um video do projecto "matmania1", em língua portuguesa, claramente inspirado no vídeo colocado na mensagem anterior. Este vídeo é até mais parecido com a aula que eu "dei" e se calhar para alguns faz mais sentido. Nem todos temos o mesmo à vontade com a língua inglesa.
Em http://youtube.com/watch?v=OaiynlvxFbk podem ver o professor Walter Lewi's em acção - o professor que eu quero ser quando crescer.
Em http://www.youtube.com/watch?v=eeYRkW8V7Vg&feature=fvw encontram uma animação que vos permite visualizar, em simultâneo, o movimento do oscilador e a sua representação nos gráficos x = f(t), v =f(t) e a = f(t).
Há mais material interessante para ver e partilhar por isso mantenham-se atentos.
Fiquem bem.

domingo, 21 de novembro de 2010

Movimentos Oscilatórios ou Periódicos

À nossa volta observamos muitas e variadas oscilações: o pêndulo de um relógio de parede, a corda de uma guitarra a vibrar, os átomos num sólido ou molécula, etc. O filme que se segue é uma  introdução simples e muito esclarecedora ao movimento periódico de uma mola elástica e à Lei de Hooke: http://youtube.com/watch?v=ZzwuHS9ldbY . O filme é em Inglês mas facilmente compreensível. Existem outros filmes interessantes, cujas ligações eu vou colocar durante a semana, mas como requerem alguns conhecimentos de matemática eu quero abordar os conteúdos primeiro na aula.
Até amanhã.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Festa de Abertura

Olá pessoal. Este é o blogue da disciplina de Física.
Neste espaço vamos publicar mensagens, trabalhos, trocar ideias e até tirar dúvidas. Todos podem e devem participar e todos são responsáveis pelo seu conteúdo. Com isto presente, há alguns cuidados que todos devemos ter, nomeadamente ter cuidado com a linguagem empregue, tratar todos com respeito e consideração, etc. 
Eu vou dar o "pontapé de saída" e deixar-vos duas ligações.
Em https://cid-0a83b4b37ef131b3.office.live.com/self.aspx/Fisica%2012/Crit%c3%a9rios%20de%20Correc%c3%a7%c3%a3o%20Teste%201.pdf podem encontrar os critérios de correcção do teste que realizaram.
Em https://cid-0a83b4b37ef131b3.office.live.com/view.aspx/Fisica%2012/Relat%c3%b3rio%20Modelo.doc encontram um documento modelo para elaboração dos relatórios das actividades laboratorias.
Bem vindos. Bom trabalho. Felicidades para todos nós.